Há vozes que, quando nos chegam, trazem consigo um certo mistério, uma história qualquer que desperta em nós uma enorme curiosidade. Na maioria das vezes, isso acontece porque não se ajustam aos corpos, às idades ou até à maneira de ser de quem as possui.
Valéria Carvalho nasceu em julho de 1997 em Alcains, Castelo Branco. É uma jovem intérprete, fadista, autora e compositora. Faz parte da nova geração que tem vindo a emergir no mundo do Fado e nas casas de fado de Lisboa.
+ info
Há vozes que, quando nos chegam, trazem consigo um certo mistério, uma história qualquer que desperta em nós uma enorme curiosidade. Na maioria das vezes, isso acontece porque não se ajustam aos corpos, às idades ou até à maneira de ser de quem as possui.
No entanto, uma das mais interessantes particularidades das vozes portuguesas ao cantar música portuguesa é que, se forem autênticas, genuínas e sinceras com o que fazem e sentem, no fim são verdadeiramente portuguesas. Sem qualquer estereótipo. E é quando se deixam levar pela voz que têm e a sabem gerir que o canto português surge em toda a sua plenitude, ganhando um valor imenso.
Neste momento, não há muito a dizer sobre uma cantora que lança agora o primeiro single do seu disco de estreia. Embora tenha participado em alguns projetos musicais, continua a ser uma revelação – quase como um pequeno segredo que se vai, aos poucos, desvendando. Se bem me faço entender. Mas o mais interessante é que está em constante crescimento e, nesse percurso, vai-nos sempre revelando mais um segredo, e outro, e outro... E assim nos vai conquistando, até que, quando menos esperamos, a sua arte nos fica impregnada na alma.
Cantar fado é, acima de tudo, contar uma história, partilhar e contagiar com a nossa crença, mas também dar liberdade a quem nos ouve para criar o seu próprio imaginário. E, para isso, não devem existir distrações: tudo tem de ser claro, deixando a sensação de que se canta assim sem que se saiba bem porquê.
Novo Single "Como Se Fosse Uma Flor"
Esta canção, que marca a estreia de Valéria no seu disco a solo, é um fado tradicional com uma letra tradicional. Simples, como tem de ser... Dizem que o fado está a regressar a casa. Vamos, então, atravessar aquela viela antiga, onde a luz da lua nos guia o caminho e a noite inteira é calma e segura.
Letra: Helder Moutinho
Música: Pedro Rodrigues
Produção Musical: Ricardo Parreira
Voz: Valéria
Guitarra Portuguesa: Ricardo Parreira
Viola de Fado: Nelson Aleixo
Baixo: Ciro Bertini
Direcção de Voz: Helder Moutinho
Captação e masterização: Miguel Peixoto
Misturado por Joaquim Monte.
Gravado nos Estúdios Namouche
Label: HM Música MWF @2025
Management & Booking
Hélder Moutinho
hmmusica@hmmusicamwf.com
+351 917 772 704