Biografia
Miguel Xavier nasceu em 1995, em Guimarães. O Fado chegou à sua vida muito cedo, pela mão da avó paterna que lhe decorou a infância com as gravações das referências maiores do universo fadista.
Aos 14 anos canta pela primeira vez acompanhado à guitarra e à viola e desde logo é convidado a participar de vários espetáculos e tertúlias no Norte do País. Em 2015 vence o Concurso de Fado da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, no Porto e passa a integrar o elenco da Casa de Fados mais antiga da cidade “A Casa da Mariquinhas”. Em 2017 apresenta-se na Casa da Música, num concerto a solo integrado no ciclo “Novos Valores do Fado”.
No mesmo ano participa no Festival Caixa Alfama, com uma apresentação em nome próprio.
Em 2018, lança o seu primeiro álbum intitulado "Miguel Xavier", muito bem recebido pela crítica e público. O respetivo trabalho foi apadrinhado pelo ilustre Camané. Das apresentações do seu disco de estreia destacam-se os concertos no Teatro Nacional de São João (com direção cénica de Nuno Carinhas), Teatro Villaret e Museu do Fado.
Em julho de 2019, destaca-se a participação no ciclo Jardim de Verão da Fundação Calouste Gulbenkian onde apresenta o espetáculo “MX Licença Para Cantar”, com direção cénica de Ricardo Pais.
Em julho de 2020, lançou o tema “Na esquina de ver o mar”, um original de Amália Rodrigues para assinalar o centenário da fadista.
No Ano de 2020 Miguel Xavier sobe ao palco do Teatro Nacional São João com a peça “talvez... Monsanto” de Ricardo Pais.
Management & Booking
Hélder Moutinho
hmmusica@hmmusicamwf.com
+351 917 772 704