HM Música | Music Whitout Frontiers

Hélder Moutinho

Helder Moutinho ao vivo no CCB dia 23 de Abril.

Apresentação do novo disco Os Dias da Liberdade – Um Tributo a João Monge. Um concerto imperdível no Centro Cultural de Belém.

+ info

O Museu do Fado e o Centro Cultural de Belém apresentam o novo álbum de Hélder Moutinho, Os Dias da Liberdade – Um Tributo a João Monge.

 

No dia 23 de abril, o fadista sobe ao palco do Centro Cultural de Belém para um espetáculo único, onde dará voz às palavras do prestigiado letrista João Monge. Este trabalho, profundamente inspirado na liberdade e na poesia, presta homenagem a um dos mais marcantes autores da música portuguesa e será uma celebração da palavra e da liberdade, refletindo o espírito da Revolução dos Cravos.

O concerto contará com músicos de excelência, proporcionando ao público uma experiência emotiva e memorável.

 

Bilhetes já disponíveis nos locais habituais.

 

Músicos em palco

Hélder Moutinho: Voz
Ricardo Parreira: Guitarra
João Filipe: Viola
Ciro Bertini: Viola Baixo
Carlos Garcia: Piano
Iuri de Oliveira: Percussões

 

Equipa Técnica

Som FOH: Carlos Vales
Som Monitores: José Bernardo
Desenho de Luz: Pedro Leston
Produção Executiva: Filipe Pereira

 

Uma coprodução Museu do Fado e Centro Cultural de Belém, com o apoio da Antena 1.

O novo disco "Os dias da Liberdade - Um tributo a João Monge"

Este novo disco volta a contar com todas as letras escritas exclusivamente por João Monge, um dos mais relevantes poetas da música portuguesa dos últimos 40 anos. Premiado nacionalmente, Monge tem o seu talento refletido em muitas das grandes canções do panorama musical português.

Os Dias da Liberdade

O álbum representa mais um encontro entre o poeta e o intérprete, consolidando uma relação de respeito e cumplicidade construída ao longo de múltiplas colaborações. Como o próprio João Monge afirma, Hélder Moutinho tem uma habilidade única para "ler" a sua escrita, interpretando a sua poesia com “todas as cores”.

Após integrar o projeto Quinteto Lisboa, Hélder Moutinho continuou a colaborar com João Monge em várias obras marcantes. No álbum 1987, interpretou quatro temas. Mais tarde, em O Manual do Coração, gravou pela primeira vez um disco totalmente dedicado às letras de Monge. Além disso, no espetáculo A Voz e a Alma, ao lado de Maria João Luís, interpretou todas as canções de uma peça teatral escrita pelo poeta.

 

A Profundidade Poética de João Monge

Na sua escrita, Monge aborda uma ampla gama de temas, onde o amor e a intervenção social coexistem de forma natural e construtiva. Esse olhar crítico e sensível alinha-se com a visão artística que Hélder Moutinho tem defendido ao longo da sua carreira.

“Os Dias da Liberdade” propõe uma reflexão sobre a vida, os seus valores e emoções, transportando-nos numa viagem imaginária onde se saboreiam a liberdade e a paz, questionando o nosso propósito no mundo.

Se, em O Manual do Coração, os poemas foram exclusivamente musicados por compositores contemporâneos do poeta e do intérprete, neste novo álbum essa abordagem expande-se. Para além dos compositores contemporâneos, foram incluídos também autores de fados tradicionais, resultando numa fusão autêntica entre a nova poesia de Monge e as melodias clássicas do fado.

 

PROCESSO CRIATIVO E PRODUÇÃO

A conceção deste álbum teve um percurso singular. Antes de serem gravadas, a maioria das faixas foi ensaiada e interpretada ao vivo nas Casas de Fado onde Hélder Moutinho atua ou apresentadas em diversos espetáculos, amadurecendo até atingirem a forma ideal.

As gravações decorreram em diferentes locais emblemáticos, como a Discoteca Lux, a Maria da Mouraria, a Tasca da Bela e os Estúdios Namouche.

As gravações decorreram em diferentes locais emblemáticos, como a Discoteca Lux, a Maria da Mouraria,

a Tasca da Bela e os Estúdios Namouche.

Os poemas do álbum têm sido publicados pelo jornal Público, acompanhados por crónicas escritas pelo próprio Hélder Moutinho, inspiradas na poesia de João Monge, e ilustradas com imagens alusivas a cada

Helder Moutinho, uma voz inconfundível no Fado

Com 28 anos de carreira, Hélder Moutinho é um dos fadistas mais carismáticos e autênticos da atualidade. Intérprete, compositor e poeta, é um profundo conhecedor dos segredos, códigos e mistérios do fado.

O seu álbum 1987 consolidou-o como um dos mais importantes intérpretes do novo século. Em 2016, lançou O Manual do Coração, que recebeu elogios unânimes da crítica e do público, sendo visto como um trabalho inovador no fado contemporâneo.

Com Os Dias da Liberdade, Hélder Moutinho reafirma o fado como uma poderosa ferramenta de expressão social e cultural, celebrando a poesia de João Monge e trazendo para o presente a tradição das canções que defendem a liberdade, agora reinventadas na essência do fado.

Management & Booking

hmmusica@hmmusicamwf.com ​

+351 917 772 704

 

Contactos

hmmusica@hmmusicamwf.com
+351 917 772 704
Facebook
Instagram